Volta a Portugal do Futuro é a prova do mês
A temporada de ciclismo a segue para o seu término, no entanto, o mês de Setembro, é recheado de grandes corridas. No primeiro Domingo de Setembro, os corredores profissionais e Sub-23, deslocam-se a Albergaria-a-Velha. A 19ª edição da Clássica de Albergaria, inicia pelas 11h45 na Alameda 5 de Outubro. Passados 155 quilómetros os corredores, chegam ao mesmo local por volta das 15h30.
A 27ª Volta a Portugal do Futuro, é a grande corrida do mês para a equipa UD Oliveirense / InOutBuild. Em 2019, a edição da prova que promove os jovens corredores portugueses, vai para a estrade de 5 a 8 de setembro. Os ciclistas na próxima quinta-feira, iniciam a corrida com um circuito de 155 quilómetros na Sertã, no dia seguinte, o pelotão inicia a termina a jornada em Abrantes na distâcia de 168 quilómetros. No dia 7 de setembro, a prova contempla duplo setor. Pela matina, os corredores têm pela frente 80 quilómetros, entre Abrantes e Castelo de Vide. De tarde, um contrarrelógio individual em Castelo de Vide de 8 quilómetros, fechará o dia. O último dia da competição, terá uma difícil jornada com partida e chegada a Portalegre. Os corredores, vão ter pela frente 122 quilómetros, a parte final da etapa subirá a serra de São Mamede e o Alto do Cabeço do Mouro, subidas que certamente vão decidir o sucessor de Venceslau Fernandes, corredor da equipa oliveirense que triunfou em 2018.
A 14 de setembro, o calendário nacional receberá uma nova competição. Entre Gondomar e a Póvoa do Lanhoso os corredores vão para a estrada com a 1ª Edição da Rota da Filigrana.